DÚVIDAS FREQUENTES

O que é orientação psicológica online?

A orientação psicológica online é todo atendimento realizado por psicóloga ou psicólogo através de qualquer meio de comunicação à distância utilizando a internet. É regulamentada pela Resolução CFP Nº 011/2012, onde é caracterizada como um serviço pontual que pode ser realizado até no máximo 20 sessões, é focada em um problema específico e não pode não pode ser considerada psicoterapia. 

A orientação psicológica online deve ser realizada somente por psicóloga ou psicólogo com registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) em sua área de atuação. Pode ser realizada através de email, chat, audio ou vídeo utilizando ferramentas de comunicação virtual como o Hangouts e o Skype. 

Todas as psicólogas e psicólogos cadastrados no nosso site são formados em instituições de ensino superior autorizadas pelo Ministério da Educação e estão cadastrados nos CRPs de suas regiões de atuação.

Toda psicóloga ou psicólogo é obrigado a guardar sigilo sobre os atendimentos, conforme o Código de Ética Profissional do Psicólogo. Os atendimentos por email não são totalmente sigilosos e seguros, devendo a psicóloga ou psicólogo responsável pelo atendimento manter o sigilo e origor ético e devendo o cliente do serviço preservar suas informações como login e senha, não deixar o email aberto quando for desnecessário e o sigilo das comunicações por email com a/o profissional.


Qual a frequência e duração de cada consulta?

Cada sessão on line tem duração de 50 minutos, semanalmente ou quinzenalmente, a ser acordado entre psicóloga/psicólogo e paciente.


Quais são os requisitos básicos para uma orientação psicológica online?

Condições para os atendimentos à distância:

  • O paciente deve ter acesso a um computador ou outro dispositivo eletrônico de comunicação com acesso à internet, uma conta gratuita na ferramenta Hangouts ou Skype e um local seguro e silencioso para a realização das sessões.
  • O cliente deve ter acesso à internet e uma das ferramentas de vídeo conferência como Skype ou Hangouts;
  • O cliente deve estar sozinho, em local seguro e sem interferências no momento dos atendimentos;
  • Menores de 18 anos devem ter a autorização dos pais ou responsáveis.

Para quem serve a orientação psicológica on line?

A orientação psicológica on line serve para pessoas que não tem acesso à serviços da psicologia na modalidade presencial por diversos motivos como: 

  • Impossibilidades de locomoção por condição física;
  • Falta de tempo para deslocamentos;
  • Não encontrar profissionais na sua região;
  • Precisar de flexibilidade de horários devido à profissão;
  • Morar em outros países, temporariamente ou definitivamente;
  • Necessitar de suporte estando viajando, no caso de pacientes de psicoterapia presencial em andamento;
  • Dentre outros motivos...

Em quais casos pode ser realizada a orientação psicológica on line?

  • Para trabalhar de forma focal, alguma dificuldade específica da vida pessoal, familiar, relacionamento afetivo ou profissional;
  • Para pessoas impossibilitadas de se locomover;
  • Para atendimento eventual de clientes em viagem que já utilizam serviços presenciais;
  • Para pessoas que não encontram um profissional na sua região de moradia;
  • Para clientes que momentaneamente se encontrem impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial;
  • Para processos prévios de seleção de pessoal;
  • Para a aplicação de testes psicológicos devidamente regulamentados por resolução pertinente; 
  • Para supervisão do trabalho de psicólogas e psicólogos;
  • Para complementar o processo de formação profissional presencial de psicólogas e psicólogos.

O atendimento ou orientação psicológica on line é psicoterapia?

Não, são atendimentos diferentes. A orientação psicológica on line é realizada através da internet, deve ser pontual em até vinte sessões, focada no problema proposto.

A psicoterapia é realizada presencialmente, não tem limite de sessões e lida com todo tipo de problemas, até os mais graves.


A psicóloga/psicólogo pode me receitar remédios?

Não. Medicamentos são receitados por médicos de diversas especialidades, inclusive especializados em psiquiatria. Psicólogas e psicólogos não podem receitar medicamentos porque tem uma formação diferente que não habilita a prescrever remédios. 

Psicólogas e psicólogos são profissionais de saúde que trabalham com questões emocionais e psicológicas a fim de promover a saúde mental de pessoas e grupos. Para isso, podem realizar diagnósticos, avaliações e testes psicológicos, utilizar técnicas para reduzir o sofrimento, problemas psicológicos e de comportamento.


O atendimento é sigiloso?

Sim. Todas as informações trocadas na orientação psicológica on line são de responsabilidade da psicóloga/psicólogo devendo manter o sigilo das informações e seguir o Código de Ética do Psicólogo vigente no Brasil. 

Para garantir o sigilo dos atendimentos realizados através do nosso site, os computadores utilizados pelos profissionais cadastrados são de uso pessoal dos mesmos tem acesso restrito protegido por senha, dessa forma, não serão utilizados computadores públicos, os arquivos de registro de informações dos atendimentos de cada paciente também são protegidos por senha, os computadores continuamente passam por limpeza de programa anti-vírus atualizado e o firewall se mantém ativo (dispositivo que monitora o tráfego de rede e pode bloquear ações de risco para os dados), os profissionais apagarão os registros e históricos dos programas utilizados durante o atendimento, os profissionais atenderão em ambiente reservado, seguro e sem interferências.

Nosso site não mantém nenhum registro das informações trocadas nos atendimentos psicológicos on line. Mantemos apenas as informações oferecidas pelos clientes através do preenchimento do formulário de cadastro.

Ressaltamos que buscamos garantir o sigilo das informações transitadas dentro do site, mas, destacamos que as trocas de informações utilizando a internet não são consideradas totalmente seguras. 

Por isso, aconselhamos os clientes a cuidarem dos equipamentos tecnológicos que utilizam para o atendimento on line, a não usarem computadores públicos, a não revelarem login e senha da conta utilizada no atendimento (email, hangoutas ou skype), a apagarem os históricos de conversas e utilizem um programa de anti vírus.

Além disso, aconselhamos também que o cliente não realize suas sessões de atendimento psicológico on line na frente de outras pessoas e se assegure que está em local seguro e silencioso, livre de interrupções.


Preço e forma de pagamento?

Oferecemos diversos serviços, cada um tem o preço e as formas de pagamento especificados na página de cada psicóloga/psicólogo. Cada profissional tem autonomia para decidir os preços de seus serviços e a forma de pagamento, que deverão ser acordados previamente com cada cliente.

As formas de pagamento poderão ser: depósito, transferência bancária, boleto ou cartão de crédito e deverá ser definida entre cliente e profissional.

OBSERVAÇÃO: A sessão só será liberada mediante confirmação do pagamento.


Como devo proceder para utilizar este serviço?

Para contratar sua sessão ou sessões, recomendamos:
  • Leia sobre o atendimento psicológico on line para entender nossos serviços;
  • Escolhida o serviço que atende sua necessidade, em caso de dúvidas, entre em contato conosco;
  • Escolhida uma psicóloga ou psicólogo da nossa equipe;
  • Cadastre-se no nosso site preenchendo o formulário com seus dados;
  • Entre em contato com a psicóloga ou psicólogo, que você escolheu, envie uma mensagem via whatsapp para saber os horários e dias disponíveis e para combinar a forma de pagamento (cada profissional tem autonomia para decidir os preços de seus serviços e a forma de pagamento). Os preços praticados encontram-se no perfil de cada profissional;
  • Efetue o pagamento da forma que foi acordada com a psicóloga ou psicólogo que você escolheu.
  • Entre novamente em contato com a psicóloga ou psicólogo que você escolheu para confirmar o pagamento, enviar algum comprovante necessário e agendar o dia e horário da sessão.
Em casos de outras dúvidas entre em contato pelo email contatopsicologianavida@gmail.com ou pelo WhatsApp (71) 99258-0737.